Facebook Ads: Tudo sobre anúncios nas Redes Sociais
Nesta matéria completa sobre Facebook Ads (atualmente conhecido também como Meta Ads) você entenderá como funciona essa ferramenta de anúncios e como ela pode ser importante para alavancar suas vendas.
Se você usa redes sociais, certamente já teve contato com o Facebook Ads.
Afinal é muito comum aparecer um anúncio de algum produto ou mesmo serviço enquanto passamos a tela para cima para ver as atualizações, memes e demais conteúdos das redes, não é mesmo?
Portanto vamos analisar todas as vantagens e desvantagens do uso dessa poderosa ferramenta de marketing digital.
Vamos entender porque empresas de todos os portes investem dinheiro em anúncios, mesmo tendo a consciência que o público em geral não entra em uma rede social na intenção de compra.
Além disso, você entenderá em quais casos o uso desse tipo de marketing pode ser mais eficiente e trazer resultados de fato expressivos com dicas para iniciar no mundo dos anúncios de marketing digital.
Até o final desta matéria você terá informações suficientes para decidir se para o seu negócio vale a pena investir seu tempo e dinheiro nos anúncios Facebook.
Um spoiler que podemos dar desde já é que apesar do nome “Facebook Ads” é possível (e altamente recomendável) anunciar também no Instagram por meio de uma plataforma chamada “Meta Business Suíte” que é o gerenciador de anúncios de todos os produtos Meta.
Facebook Ads: Quais as Principais Vantagens e Desvantagens?
Toda ferramenta, principalmente quando falamos sobre marketing digital, tem suas vantagens e desvantagens e com o Facebook Ads não é diferente.
Quais as 5 principais Vantagens em anunciar no Facebook Ads:
1 – Segmentação de Públicos
O Facebook Ads permite segmentar o público muita precisão, utilizando critérios como idade, gênero, localização, interesses, entre outros.
Isso ajuda a alcançar exatamente o público desejado, aumentando a eficácia das campanhas.
2 – Amplamente Utilizado
Com bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook oferece um alcance enorme.
Isso permite que as empresas e empreendedores alcancem um grande número de pessoas (potenciais clientes) em sua cidade, estado, país e até mesmo internacionalmente.
3 – Diversos Formatos de Anúncios
O Facebook Ads oferece várias opções para o formato dos anúncios, incluindo fotos, vídeos, carrosséis, apresentações de slides e coleções.
Sendo assim, os anunciantes podem escolher o formato mais adequado para seus objetivos e tipo de conteúdo.
4 – Ferramentas de Análises e Métricas
A plataforma fornece ferramentas robustas de análise e relatórios que permitem monitorar o desempenho das campanhas.
Aqui podemos citar as métricas detalhadas sobre alcance, engajamento, cliques, conversões e retorno sobre investimento (ROI).
Isso permite que sejam realizados ajustes rápidos nas estratégias de marketing.
5 – Integração com o Instagram
Como o Facebook (Grupo Meta) possui o Instagram, os anunciantes podem criar campanhas que são automaticamente exibidas em ambas as plataformas (Facebook e Instagram).
Sendo assim, o alcance é muito maior pois muitos(as) usuários(as) podem ser mais ativos no Instagram.
Quais as 5 principais Desvantagens em anunciar no Facebook Ads:
1 – Concorrência Elevada e Custos Crescentes
Por ser muito popular, os anúncios no Facebook geralmente tem alta concorrência.
Porém, a pior parte da alta concorrência é o fato que isso pode levar ao aumento dos custos por clique (CPC) e por mil impressões (CPM), tornando as campanhas mais caras e exigindo mais dinheiro com certa frequência.
2 – Complexidade na Configuração e Gestão de Campanhas
A interface do Facebook Ads é a Meta Business Suíte.
Essa plataforma pode ser complexa para iniciantes, pois configurar campanhas eficazes exige um entendimento detalhado das diversas opções disponíveis.
Podemos citar os formatos de anúncios e estratégias de lances como exemplo.
Isso pode demandar tempo significativo, principalmente para pequenos negócios sem experiência em marketing digital.
3 – Mudanças Constantes na Plataforma
O Facebook frequentemente atualiza suas políticas, algoritmos e funcionalidades.
Além dessas mudanças poderem afetar o desempenho das campanhas também poderão exigir ajustes constantes.
O que pode ser frustrante pois a desativação de anúncios é constante, necessitando de adequação com frequência (como já citado).
4 – Dependência de Dados do Facebook
Os anunciantes dependem dos dados e análises fornecidos pelo Facebook para avaliar o desempenho das campanhas.
No entanto, a precisão desses dados pode ser questionável, especialmente após mudanças na privacidade.
Como as atualizações do iOS 14 da Apple, que limitaram a capacidade do Facebook de rastrear certas métricas.
5 – Riscos de Fraude e Cliques Falsos
Assim como outras plataformas de publicidade digital, o Facebook Ads não está imune a problemas de fraude de anúncios e cliques falsos.
Além disso temos os usuários “não intencionais” que podem clicar nos anúncios (por curiosidade por exemplo), gerando custos por clique sem de fato ter interesse na compra ou cadastro.
Facebook Ads (Meta Ads) – Estatísticas e Desempenho
A pandemia de COVID-19 fez com que a taxa de anúncios atingissem seus picos.
E o fato de pessoas estarem em suas casas contribuiu para o aumento do consumo (compras) on-line.
Consequentemente as empresas e empreendedores investiram fortemente no marketing digital.
O Facebook atingiu a marca de 3 bilhões de usuários (veja a matéria completa com o ranking de julho de 2023) tornando-se ainda mais uma fonte enorme de públicos para os mais variados produtos físicos e digitais.
Neste cenário a plataforma de anúncios Facebook registra aumento de 60% nos investimentos em anúncios segundo matéria publicada no portal Terra.
Podemos perceber o quanto o Facebook Ads se consolidou como uma das plataformas de publicidade online mais importantes do mercado.
Além do crescimento constante nos últimos anos, podemos citar também o seu enorme alcance e os recursos avançados de segmentação.
Com isso as empresas enxergam uma oportunidade poderosa de alcançar seus públicos-alvo e objetivos de marketing.
Como começar no Facebook Ads
Agora que você já tem alguns “Prós e Contras” e também estatísticas sobre os números da plataforma (que apontam um crescimento), chegou a hora de colocar a mão na massa.
A partir deste ponto vamos partir para a prática (que você poderá aplicar) para acessar e configurar seu primeiro anúncio e tirar suas principais duvidas.
Porém, conforme comentado em blocos anteriores, a principal dificuldade em anunciar na plataforma Facebook é o seu gerenciador de anúncios.
O gerenciador de anúncios nada mais é do que uma tela onde são exibidas as possíveis configurações dos anúncios (que são muitas) e no caso do Facebook, esse gerenciador é chamado de Meta Business Suite.
Para que você possa de fato anunciar utilizando este gerenciador é necessário que você possua uma página profissional no Facebook.
Essa página profissional é criada a partir do perfil pessoal (sim, é necessário utilizar um perfil pessoal).
Passo a passo de criação de uma página profissional no Facebook
1. Criação da Página
Login no Facebook: Acesse sua conta pessoal no Facebook.
Acesse a Seção de Páginas: Clique no ícone de menu no canto superior direito e selecione “Páginas” ou vá diretamente para facebook.com/pages/create.
Criar Nova Página: Clique em “Criar nova Página”.
2. Informações da Página
Nome da Página: Escolha um nome para a sua página que represente seu negócio ou marca.
Categoria: Selecione a categoria mais adequada para o seu negócio.
Descrição: Adicione uma breve descrição sobre a sua empresa ou o que você oferece.
3. Personalização Visual
Foto de Perfil: Faça upload da logo ou de uma imagem representativa da sua marca.
Foto de Capa: Adicione uma imagem de capa atraente que represente seu negócio. Isso pode ser um banner, uma foto de produtos ou algo que reflita sua marca.
4. Configurações e Detalhes
Nome de Usuário: Crie um nome de usuário (username) que facilite as pessoas encontrarem sua página.
Informações de Contato: Adicione informações de contato, como número de telefone, e-mail e site.
Localização: Se aplicável, adicione o endereço físico do seu negócio.
Horário de Funcionamento: Informe os horários de funcionamento do seu negócio.
Como Acessar o Gerenciador de Anúncios Facebook (Meta Business Suite)
Após finalizar o processo e ter a página publicada, será possível acessar o gerenciador de anúncios e para isso temos um passo a passo completo também.
1 – Acesse a página https://business.facebook.com/business e depois faça login em sua conta do Facebook.
2. Configuração Inicial
Conta de Anúncios: Se esta for a primeira vez que você está acessando, o Facebook pode solicitar a configuração inicial da sua conta de anúncios.
Siga as instruções para definir sua moeda, fuso horário, método de pagamento, entre outras solicitações.
Ao concluir a configuração será possível vincular suas páginas profissionais como o Facebook (cujo passo a passo foi citado acima), Instagram e um número de WhatsApp (veja o exemplo na imagem abaixo):
Como Fazer o Primeiro Anúncio no Facebook Ads
O conhecimento técnico é altamente recomendável e um treinamento via Youtube ou mesmo curso on-line seria de grande ajuda se você é total iniciante.
Porém vamos resumir os passos para a criação do primeiro anúncio e sugerir um vídeo que poderá auxliar nos primeiros passos.
Além disso é muito importante deixar aqui um aviso: não invista altos valores inicialmente, ok?
É necessário ganhar experiência e agir com cautela para que comece de fato ter resultados e isso certamente leva algum tempo.
Vamos ao passo a passo para a criação de anúncios:
Primeiro acesse o gerenciador de anúncios conforme a imagem abaixo:
1 – Criar Anúncio: No Gerenciador de Anúncios, clique no botão verde “Criar” para começar a configurar uma nova campanha de anúncios.
2 – Objetivo da Campanha: Escolha o objetivo da sua campanha (por exemplo, alcance, engajamento, conversões).
3 – Configuração da Campanha: Siga as etapas para configurar a campanha, grupo de anúncios e anúncios.
Isso inclui definir o público-alvo: Escolha o público que deseja alcançar com base em localização, idade, interesses e outros critérios.
4 – Definir orçamento e cronograma: Determine quanto deseja gastar e por quanto tempo deseja que a campanha dure.
5 – Criar o anúncio: Escolha o formato do anúncio, como por exemplo imagem, vídeo, carrossel, etc e adicione o conteúdo visual e o texto do anúncio.
Para mais detalhes sugerimos o seguinte vídeo disponível no YouTube:
Resumo Geral do Post
No decorrer do post foi possível entender as seguintes informações:
- Existem ótimas vantagens em anunciar no Facebook/Instagram devido a variedade de possibilidades e o alto número de usuários.
- As desvantagens são os conhecimentos técnicos necessários para desenvolver anúncios e a possível necessidade de atualizações constantes.
- As empresas estão aumentando seus investimentos em anúncios, o que leva a concluir que o retorno sobre o investimento (ROI) vale a pena, não é mesmo?
- A base de usuários tem crescido, visto que cada vez mais pessoas tem acesso ao “mundo” da internet, criando cada vez mais possibilidades e diversificação ainda maior de público.
Vale a Pena Investir em Anúncios do Facebook?
Existem aqui duas formas de analisar se vale a pena ou não investir em anúncios do Facebook.
A primeira consideração a ser feita é que a base de usuários é de fato enorme e certamente tem públicos altamente diversificados.
Essa diversificação pode gerar campanhas de alcance para que pessoas apenas conheçam a sua empresa, marca ou serviço.
A segunda possibilidade é criar campanhas segmentadas para um público altamente específico com a maior possíbilidade de compra.
Tendo em vista que atualmente todos os empreendimentos precisam do marketing online para alavancar seus negócios eu diria que sim, é extremamente necessário para qualquer pessoa e empresa que queira ter sucesso fazer anúncios nas redes sociais.
Afinal uma teoria que é muito acertada é o fato de que você deve estar onde o público está.
Além disso, uma base de 3 bilhões de usuários não pode ser ignorada.
Porém temos um “gargalo” que pode atrapalhar essa estratégia de marketing que é o conhecimento técnico necessário para fazer anúncios.
Para resolver isso temos uma variedade enorme de cursos oferecidos na internet (cursos on-line), com pouco investimento e algum esforço certamente a questão do conhecimento técnico pode ser resolvida.
Além disso o Youtube oferece também uma série de canais sérios que ajudarão a entender como usar a plataforma de anúncios do Facebook e resolver eventuais problemas.
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Espero ter ajudado com esse post, te vejo no próximo, um grande abraço e até lá!
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