SEO – Otimização do Conteúdo para Mecanismos de Busca
Se você atua ou deseja atuar na área de produção de conteúdo para internet (sites e blogs, por exemplo) é fundamental que você conheça técnicas de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas aplicadas dentro e fora do seu conteúdo (textos, imagens e vídeos) no intuito de otimizar este mesmo conteúdo para os mecanismos de busca.
Quando falamos de mecanismos de busca, estamos na verdade nos referindo ao Google, afinal ele é o maior e mais utilizado buscador do mundo, sendo referência para a concorrência.
Vale ressaltar aqui que as técnicas de SEO podem ser aplicadas em sites, blogs, vídeos e até mesmo em postagens para redes sociais.
Neste post nós teremos uma análise completa sobre os tipos de SEO e suas aplicações práticas.
Além disso, você aprenderá todas as principais técnicas e suas aplicações para otimizar conteúdos, principalmente de sites e blogs.
Afinal com o crescimento constante do número de pessoas que desejam atuar na produção de conteúdo e com a alta nos preços de anúncios pagos, otimizar a sua página tornou-se um quesito obrigatório para alcançar o sucesso.
O que é SEO?
O SEO é um conjunto de técnicas que visam aumentar o tráfego orgânico para um determinado conteúdo.
Entre essas técnicas podemos citar:
- Uso de palavras-chave relevantes
- Tags de título (Títulos atraentes)
- Meta descrições (um pequeno resumo do conteúdo)
- Qualidade do conteúdo
- Velocidade de carregamento da página
- Links externos que apontam para a sua página (backlinks)
- A estrutura da URL e sua segurança (HTTPS)
Podemos dizer que o SEO acontece quando você faz uma revisão detalhada do seu conteúdo, no intuito de agradar aos leitores e “agradar” o buscador Google.
Essas técnicas não devem priorizar somente os buscadores, mas pensar na experiência que o usuário terá no seu site ou blog.
Afinal quanto mais tempo uma pessoa consome o seu conteúdo, significa que ela está de fato encontrando a solução que buscava.
E esse é o ponto mais importante para o Google, oferecer a solução exata que a pessoa procura.
Então podemos concluir que as técnicas de SEO são fundamentais para o seu sucesso na internet.
Afinal, é aplicando essas técnicas que você será recomendado pelo maior buscador do mundo e aparecerá nas primeiras posições das pesquisas.
Tipos de SEO
Nós podemos dividir as técnicas de SEO em 3 tipos.
1 – SEO (Interno)
Otimização dentro do site ou blog.
Como uso de palavras-chave relevantes, tags de título chamativos, meta descrições e conteúdo de qualidade.
As palavras-chave relevantes são aquelas que dão o contexto ao texto.
Então se dentro do seu conteúdo você deseja falar sobre “tipos de computadores”, você deve utilizar este termo e outros relacionados.
Sendo assim, os buscadores entenderão que você, de fato, fala sobre aquele assunto dentro do seu texto e isso aumentará sua chance de obter um bom posicionamento.
Os títulos chamativos são aqueles que fazem com que a pessoa clique com a certeza de que encontrará a solução que procura.
Um exemplo de título que funciona muito bem na internet são as listas.
Para exemplificar veja o seguinte título: “10 maneiras de ganhar dinheiro na internet” ou “10 novas técnicas infalíveis para ganhar dinheiro na internet que ninguém conhece”.
Perceba que o segundo título é mais atraente pois utiliza o termo “novas técnicas infalíveis” e isso sugere uma novidade e uma “infalível” chance de sucesso, ou seja, não é mais do mesmo.
Também temos como complemento o termo “ninguém conhece” o que sugere tratar-se de algo pouco explorado, em tese “com muitas oportunidades” afinal é pouco conhecida.
As meta descrições tem a mesma função do título, que é chamar a atenção no intuito de despertar curiosidade ou mesmo sugerir que ali existe uma solução para um problema.
Basicamente falando seria uma boa ideia utilizar como meta descrição algo que a pessoa irá aprender caso clique em seu conteúdo.
As meta descrições devem ser atraentes e despertar interesse.
Caso perceba que após um tempo de postagem do site ou blog você não está tendo acessos pode ser uma boa ideia mudar a meta descrição.
Veja abaixo um exemplo de meta descrição no WordPress (blog):
Além de tudo isso nós temos algo que é evidente que seria o conteúdo de qualidade.
Nesse ponto, o Google percebe quanto tempo uma pessoa passa dentro da sua página e isso é uma métrica para saber se o conteúdo é ou não interessante para aquele público.
Quanto mais tempo uma pessoa passa consumindo o seu conteúdo, mais claro fica para o Google de que ali está a solução ideal para aquele problema.
Então ele passará a recomendar para mais pessoas que buscam aquela mesma solução.
Resumindo o seu conteúdo deve ter alta qualidade e de fato resolver o problema para o qual ele se propõe.
2 – SEO Off-page (Fora da Página)
São atividades fora do site que influenciam o ranking, como backlinks (links em outros locais da internet que apontam para a sua página) e marketing de mídia social.
Podemos entender como atividades fora do site as campanhas de marketing que exibem o seu link.
Em outras palavras, imagine que a pessoa está navegando por alguma rede social, visualiza o seu conteúdo, clica no link e acessa a sua página.
Isso significa que essa pessoa deixou de fazer o que estava fazendo para dar atenção ao seu conteúdo, provando que de fato o seu conteúdo é relevante.
As ações de marketing podem ser orgânicas ou pagas.
Nos dois casos elas ajudarão a ranquear melhor o seu conteúdo.
Claro que este é apenas um exemplo.
Pois quanto mais links externos (backlinks) estiverem apontando para o seu site ou seu blog mais relevância ele terá para o Google.
Afinal se você tem vários locais apontando para o seu conteúdo, isso significa que ele é uma referência e evidentemente é um bom conteúdo.
Alguns desenvolvedores criam matérias secundárias de um mesmo assunto em plataformas diferentes como o Blogger por exemplo e adicionam links que apontam para sua página principal.
Desta forma ele está produzindo um backlink para ele mesmo.
OBS: Nunca utilizei essa técnica, então não saberei informar se funciona ou não ok?
3 – SEO Técnico
Aspectos técnicos do site, como velocidade de carregamento, estrutura de URLs e segurança (HTTPS).
A velocidade de carregamento da sua página é um fator muito importante que deve ser levado em consideração.
Afinal a pessoa que clicou no seu link não quer esperar uma página lenta carregar, ele(a) simplesmente sai da página e realiza uma nova pesquisa.
A página deve ter o carregamento rápido, tanto em celulares quanto em computadores.
Para que a página seja rápida, a melhor recomendação é utilizar imagens leves e somente quando forem realmente necessárias.
Utilizar vídeos de preferência por intermédio de links, como por exemplo vídeos hospedados no Youtube.
Isso facilita o carregamento da página, pois caso o vídeo esteja hospedado no servidor do site certamente ele tornará a sua página muito mais lenta no carregamento.
A estrutura de URL (URL é o endereço do site como por exemplo “tectreinamentoscursos.com.br”) significa que o endereço da página deve ser correspondente ao conteúdo que está sendo ofertado.
Por exemplo imagine um URL que fala sobre “monitores de computador” e ao acessar a página a pessoa encontra televisores.
Neste caso são produtos que podem ser relacionados, porém ainda assim o URL não corresponde ao conteúdo da página.
Também na URL teremos uma ferramenta de segurança que é o HTTPS.
O https é um protocolo de comunicação utilizado para garantir a segurança e a privacidade dos dados.
E geralmente é exigido pelo Google como critério de ranqueamento, afinal é uma garantia, ainda que pequena, de que aquele site é seguro para o usuário.
Exemplos:
http://marketingtec.com.br (não seguro)
https://marketingtec.com.br (seguro)
Na hospedagem de sites da Hostinger o HTTPS é oferecido gratuitamente e sua instalação é automática, clique aqui para mais informações.
A Importância SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas
De modo geral, as técnicas de SEO quando bem aplicadas e monitoradas costumam aumentar o tráfego orgânico de um site ou blog.
Como exemplo existem algumas estatísticas que mostram que 67.6% dos cliques acontecem nas primeiras 5 posições do Google.
Se você trabalha, por exemplo, com conteúdo monetizado certamente este é um ponto de grande interesse, pois quanto mais visualizações maior será o faturamento do blog.
Um outro dado relevante é que mais de 50% do tráfego global na internet acontece por intermédio de dispositivos móveis, ou seja, nos celulares.
Esse dado é importante, pois caso o seu conteúdo não seja adaptado para dispositivos móveis provavelmente você não estará indexado nas pesquisas do Google.
Vale a Pena Aplicar Técnicas de SEO?
Certamente a maior vantagem de se investir em SEO é a redução nos valores do ROI (retorno sobre investimento) de uma empresa.
Afinal uma empresa ou um empreendedor(a) que trabalha somente com tráfego pago provavelmente terá um alto custo financeiro no setor de marketing do seu negócio.
E como o SEO pode ajudar na Redução de Custos?
Imagine uma empresa que investe R$ 10.000,00 em marketing mensalmente.
Essa mesma empresa consegue prospectar algo em torno de 200 clientes mensais.
Fazendo um cálculo básico é possível chegar à conclusão que cada cliente custou R$ 50,00 para esta empresa.
Este valor é chamado de CAC (o custo de aquisição de cliente), que em outras palavras é o valor que a empresa investe para adquirir clientes para os seus produtos.
Note que nem todos os clientes são compradores, então aqui temos uma curva de conversão onde dos 200 clientes, apenas uma parcela de fato deverá trazer retorno financeiro realizando uma compra ou mesmo a contratação de um serviço.
Neste cenário, digamos que com a aplicação das técnicas de SEO essa empresa consiga prospectar mais 80 clientes mensais além dos 200 clientes citados anteriormente.
Teríamos então um gasto mensal de R$ 10.000,00 divididos agora por 280 clientes.
Em um cálculo básico a aquisição de cada cliente custaria para esta empresa agora um valor menor de R$ 35,71 cada um(a).
Perceba que a redução de custos para a aquisição de clientes (CAC) pode ser fundamental para melhoria dos resultados (lucratividade) de uma empresa.
Afinal o tráfego orgânico gerado por um bom posicionamento da página (neste exemplo) permitiu uma redução em torno de 28,58% no valor pago por cada aquisição.
Como aplicar as Técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca na Prática?
Existem algumas medidas simples que podem melhorar a colocação da sua página os resultados do Google.
Vamos analisar aqui as mais importantes e que podem ser aplicadas por você para melhorar seus resultados:
- Melhoria da velocidade da página
- Levar mais tráfego externo para o site/blog
- Melhoria dos textos com conteúdo de mais relevância
- Instalação do Plugin AMP (caso seja um blog) para adaptação voltada a dispositivos móveis
Melhoria da velocidade da página
Uma dica rápida sobre isso pode ser utilizar o serviço PageSpeed Insights.
Neste serviço é possível medir a velocidade no seu site ou blog e também obter algumas dicas do que precisa ser melhorado com o relatório que ele exibe após a análise.
Veja abaixo uma imagem da análise deste blog realizado no layout para computadores:
Levar Mais Tráfego Externo para o Site/Blog
Uma técnica muito utilizada é inserir links em redes sociais, como o Facebook e o Pinterest, por exemplo.
Geralmente para ter sucesso nessa empreitada as pessoas criam grupos de nichos específicos, como por exemplo grupos de emagrecimento.
Neste caso as pessoas que têm interesse neste assunto têm uma propensão muito maior a clicar nos links disponibilizados.
Saindo da rede social e acessando o seu blog ou site.
Isso faz com que o Google perceba que o seu assunto é de fato relevante e posicione melhor a sua página para que outras pessoas tenham acesso ao mesmo conteúdo.
Melhoria de Textos com Conteúdo Relevante
Algo que é absolutamente importante para os buscadores é o tempo em que o usuário passa consumindo o conteúdo.
Se muitas pessoas entram e saem rapidamente da sua página é sinal de que o conteúdo precisa de adaptações.
Uma mudança na forma de expressar as ideias ou até mesmo uma mudança de tema.
Uma dica que pode ser valiosa aqui, caso você trabalhe com um blog por exemplo, é utilizar um plugin chamado Yoast.
Este é um plugin muito conhecido, pois ele auxilia no desenvolvimento de textos dando dicas de legibilidade e de SEO.
Instalação do Plugin AMP (caso seja um Blog) para adaptação voltada aos dispositivos móveis
Como dito mais de uma vez no decorrer deste post, a adaptação para dispositivos móveis é algo fundamental para o seu ranqueamento no Google.
As técnicas de SEO aplicadas a um conteúdo bem adaptado a celulares é algo que garante ótimas chances de indexação no Google.
E caso você tenha um blog ou mesmo um site que tenha sido construído com a tecnologia WordPress, é possível instalar um plugin chamado AMP.
Este plugin garante que o conteúdo será de fato adaptado para os dispositivos móveis (geralmente celulares) de uma forma simples e automatizada.
Veja o exemplo da indexação no Google desta página que você está lendo agora:
Considerações Finais Sobre as Técnicas de SEO
Perceba que a aplicação das técnicas de SEO são vantajosas em todos os cenários possíveis.
Melhorar o tráfego orgânico pode ser fundamental para a lucratividade de uma empresa, pois como visto acima, isso traz uma redução interessante de custos.
Além disso, vale mencionar que além da aquisição de clientes existe também a possibilidade da venda direta.
Aplicando as técnicas de SEO corretamente e com a página bem ranqueada as pesquisas Google, certamente o tráfego orgânico levará pessoas interessadas em comprar o seu produto.
Levando em consideração que essa compra foi realizada sem gastos com tráfego pago, temos então um aumento muito grande na lucratividade.
Por fim, um ponto que deve ser ressaltado aqui é que as técnicas de SEO de forma geral tem o seu resultado no longo prazo.
Para exemplificar, os resultados costumam ser perceptíveis após 6 meses.
Após 12 meses você terá resultados mais expressivos seguindo recomendações, aplicando na prática e tornando-se um especialista no assunto.
Espero ter ajudado com esse post, te vejo no próximo um grande abraço e até lá!