Marketing Digital

Tudo Sobre Marketing Digital Para iniciantes

AdsAnúncios GoogleGoogle AdsMarketing Digital

Google Ads: Ainda Vale a Pena Anunciar no Google?

O Google ads é uma plataforma de anúncios muito popular e também muito eficaz para negócios e empreendimentos de diversos portes.

Porém a citada eficácia pode depender de diversos fatores.

Entre os principais fatores podemos citar o entendimento do tipo de anúncio a ser realizado e qual o público a ser impactado.

Também vale citar a eficiência da equipe de vendas ou até mesmo da página de conversão como fatores fundamentais.

Neste post falaremos sobre os tipos de campanhas disponíveis no Google ads, como funciona o leilão que é a competição entre anunciantes de produtos semelhantes.

Além disso serão analisados os lances, que por sua vez, são os valores a serem pagos por cada clique ou visualização do anúncio.

Também vamos analisar algumas boas práticas para que você tenha sucesso em suas campanhas de marketing on-line.

Porém vale saber que não existe apenas o Google Ads para anúncios online, as redes sociais também oferecem opções para criar campanhas de marketing.

Entre essas opções podemos citar Facebook Ads, TikTok Ads e LinkedIn Ads como exemplos.

Então, por qual motivo você deve escolher a plataforma Google Ads? Descubra nas linhas a seguir.

 

Motivos para Anunciar no Google Ads

 

Este post foi criado para sanar as principais dúvidas e também para mostrar os principais conceitos na plataforma de anúncios do Google.

Pensando nisso e antes até de listar todas essas vantagens e detalhes da plataforma, gostaria de dar um pequeno depoimento.

Em 2017 comecei o meu trabalho como produtor de conteúdo para a internet.

De “lá pra cá” percebi que mesmo que tendo um ótimo produto, boas ideias e até mesmo ótimas intenções nada disso será útil se o citado produto não for encontrado pelo público (internautas em geral).

No ano de 2017 desenvolvi o meu primeiro curso on-line e coloquei nas principais plataformas de vendas.

Evidentemente não ouveram muitas visualizações e consequentemente não ouveram muitas vendas.

Porém tudo mudou quando comecei a realizar anúncios na plataforma Google Ads.

Com um pequeno investimento mensal foi possível alcançar as centenas, às vezes até milhares de pessoas que se interessaram pelos meus treinamentos (cursos on-line).

No momento da criação desse post, tenho cerca de 78 mil alunos (as) cadastrados(as) em meus treinamentos.

Sendo que mais de 80% desses foram impactados justamente por anúncios na plataforma Google, tornando os anúncios um importantíssimo ponto de vendas para a empresa Tectreinamentos Informática.

 

Revolução Criada por Anúncios do Google

Quando os anúncios Google surgiram foi possível democratizar o marketing digital.

No texto que que virá seguir esse assunto será comentado novamente, porém essa é uma tese que circula já há muitos anos entre profissionais da área de marketing digital.

Afinal, como será constatado no decorrer do post, mesmo para o empreendimento de pequeno porte é possível alcançar centenas ou até mesmo milhares de pessoas com anúncios Google.

Além disso, também podemos citar (como um ponto muito importante em termos de democratização do marketing) o valor pago por essas campanhas de anúncios.

Antigamente existia um monopólio no marketing muito voltado a grandes empresas que fechavam contratos publicitários milionários com redes de televisão.

Agora com essa democratização gerada pelo Google Ads, um empreendedor pode ofertar o valor de R$ 10,00 por 1000 impressões.

Em resumo é possível gastar apenas esse valor de R$ 10,00 e alcançar 1000 pessoas com a chamada estratégia de panfletagem digital (“apelido” dado aos anúncios gráficos de rede display do Google).

No entanto não quero me alongar nesse assunto agora, pois falaremos disso em detalhes no decorrer da matéria.

Sem mais delongas, vamos analisar quais os recursos e características oferecidos pela plataforma Google Ads.

 

Quais as Vantagens em Utilizar Google Ads?

 

Google Ads

 

O Google atinge uma audiência muito ampla e em diversos canais de comunicação em toda a internet.

Isso se dá porque a plataforma de anúncios do Google trabalha com criadores de conteúdo para a internet de forma geral.

Como exemplo podemos citar pessoas e empresas que desenvolvem blogs (como este), sites, vídeos para o YouTube e até mesmo aplicativos para celulares.

Ou seja, podemos dizer que essa rede de anúncios contempla quase tudo que a internet tem a oferecer.

E aqui utilizamos o termo “quase tudo” pois as redes sociais não fazem parte deste ecossistema do Google Ads (justamente por terem seus próprios serviços de anúncios).

Além desse grande alcance podemos também entender como uma vantagem a precisão dos anúncios Google.

O Google Ads permite uma segmentação detalhada definida por palavra-chave, localização, idade, interesses, etc.

 

Além das vantagens citadas acima, dizer que a medição e a otimização disponíveis dentro da plataforma são certamente ferramentas poderosas para quem anuncia na internet.

Isso porque os relatórios permitem ajustar campanhas em tempo real, tanto para melhorar o desempenho, quanto para aumentar o alcance dos anúncios.

 

Particularmente entendo como uma grande vantagem a questão de ser possível ajustar o custo por clique (conhecido como CPC) de acordo com o orçamento da empresa.

A possibilidade de iniciar com lances baixos e depois ajustar de acordo com os resultados, certamente democratizou (como citado anteriormente) o marketing digital.

Afinal, a propaganda era quase que exclusivamente feita por grandes empresas que tinham contratos milionários com redes de televisão.

Então atualmente, mesmo com baixo orçamento é possível criar anúncios on-line para os seus serviços e produtos, impactando milhares de pessoas em canais de comunicação como o YouTube, aplicativos, sites, blogs, etc.

 

Leilão do Google Ads

O Google baseia o seu modelo de publicidade em leilões.

Nesses leilões os anunciantes fazem lances, ou seja, informam ao Google o valor que desejam pagar por cada clique recebido ou até mesmo por impressões dos anúncios.

Cabe ressaltar que também é possível (e muitas vezes recomendado) permitir que o Google defina valores de forma automática para os anúncios.

Esse recurso tem o intuito de melhorar a sua competitividade.

Claro que apesar de o lance automático ser eficiente, deve ser utilizado com cautela.

Principalmente se você for iniciante em anúncios Google, pois esse tipo de automação pode gerar altos valores a serem pagos pela sua campanha (caso não haja um monitoramento contínuo).

 

Como Funciona o Leilão Google?

O leilão acontece em tempo real, quando a pessoa pessoa está pesquisando na internet sobre algum produto, uma curiosidade, um serviço, etc.

Neste momento, o Google analisa basicamente dois fatores.

Quanto o anunciante está disposto a pagar em dinheiro pelo clique e o índice de qualidade do anúncio.

Aqui temos um ponto importantíssimo para quem está começando ou pretende começar utilizar a plataforma do Google para anúncios.

A qualidade do anúncio e a experiência na página de destino são absolutamente importantes para que o seu anúncio seja de fato exibido.

Em outras palavras você deve criar anúncios altamente relacionados a página de destino.

Como exemplo, imagine um anúncio de monitores para computador, quando a pessoa clica nesse anúncio é levada a uma página onde temos modelos de televisão.

Perceba que nesse exemplo acima estamos falando de produtos que podem até ser de alguma forma relacionados.

Porém se o anúncio diz “monitor para computador” a página de destino deve conter monitores especificamente e não produtos relacionados.

É assim que o Google define a relevância de um anúncio.

Outro detalhe é justamente a permanência da pessoa que clicou no seu anúncio na página de destino.

Caso essa pessoa esteja saindo rapidamente da página o Google entende que o conteúdo disponível lá não condiz com o anúncio que foi criado.

Estratégias de Lances no Google Ads

Agora que você conhece o leilão do Google e sabe que uma das análises realizadas é o lance oferecido, vamos conhecer quais as opções oferecidas na plataforma de anúncios Google.

  • CPC (Custo por Clique): Paga-se por cada clique no anúncio, neste caso é possível “maximizar cliques” onde o Google define um valor de acordo com seu orçamento máximo.
  • CPM (Custo por Mil Impressões): Paga-se por cada mil impressões do anúncio, muito utilizado no Youtube por exemplo.
  • CPA (Custo por Aquisição): Paga-se por conversão, podemos usar como exemplo de conversão quando uma pessoa clica em um determinado botão dentro do seu site.

 

Tipos de Campanhas no Google Ads

 

Os anúncios Google podem ser exibidos em diversos formatos.

Abaixo teremos uma lista dos principais tipos de anúncios oferecidos pelo Google bem como suas particularidades.

Tipos de Campanhas Google Ads

Rede de Pesquisa: Anúncios aparecem nos resultados de busca do Google quando usuários procuram por palavras-chave específicas.

Esse tipo de anúncio é ideal para quem deseja resultados rápidos e o entendimento maior sobre a sua área (seu nicho) de atuação.

Pois aqui você consegue traçar um perfil das pessoas que de fato tem interesse na sua oferta.

É um público altamente qualificado e propenso a compras.

 

Rede de Display: Anúncios visuais (imagens ou vídeos) são exibidos em sites parceiros do Google.

Esse tipo de anúncio é muito utilizado para alcançar pessoas que poderão no futuro ter interesse na sua oferta.

Esses anúncios são chamados de anúncios de “interrupção” porque eles aparecem em sites, blogs e em vídeos do YouTube geralmente enquanto a pessoa está consumindo algum tipo de conteúdo relacionado.

Esses anúncios são exibidos para um público muito amplo tornando a sua marca, seu produto ou seu serviço conhecido na internet.

 

Vídeo: Anúncios em vídeo que são exibidos antes, durante ou após vídeos no YouTube.

Esse tipo de anúncio faz parte também da rede display, porém é exibido exclusivamente dentro da plataforma YouTube.

Em minha opinião é um tipo de anúncio que deve ser utilizado com cautela.

Pois trata-se de um conteúdo de interrupção que se exibido em uma frequência demasiada pode gerar resultados negativos para a sua campanha.

 

Shopping: Anúncios de produtos que aparecem nos resultados de busca com imagens, preços e informações do produto.

Perfeito para e-commerce.

 

Aplicativos: Promove aplicativos móveis, ajudando a aumentar instalações e engajamento.

 

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que permite exibir anúncios para pessoas que já visitaram a sua página, ou seja, já clicaram em algum dos anúncios criados.

É uma forma eficaz de mostrar novamente sua oferta para quem já demonstrou interesse antes.

Veja na imagem abaixo uma lista de remarketing que utilizo atualmente em alguns de meus anúncios:

Remarketing Google Ads

 

Como Funciona o Remarketing no Google Ads?

 

1 – Rastreamento (tag de remarketing): Quando alguém visita o seu site, um código é adicionado ao navegador dessa pessoa.

Esse código é usado para identificar o(a) visitante e incluir seus dados em uma lista de pessoas que visitaram a sua página ou mesmo canal do Youtube.

2 -Listas de Remarketing: As listas de remarketing são grupos de visitantes que acessaram o seu conteúdo.

Por exemplo, você pode criar uma lista para pessoas que visitaram uma página de produto, mas não compraram.

3 – Anúncios: Após a criação dessas listas de pessoas, é possível criar anúncios na rede display para exibir especificamente para este público.

Neste caso a campanha estaria alcançando pessoas (como citado anteriormente) que já demonstraram interesse na sua oferta, aumentando a chance de realizar uma conversão em venda, por exemplo.

O remarketing é uma ferramenta valiosa para qualquer estratégia de marketing digital, pois permite realizar uma nova oferta (com desconto talvez) para um público já engajado.

Cabe ressaltar que essa estratégia é uma das mais utilizadas por grandes empresas de todos os setores, provando que é uma estratégia muito eficiente, não é mesmo?

Aprenda aprender como fazer campanhas de anúncios e remarketing, conheça nosso curso completo de Google e Facebook Ads clicando aqui<<

 

Plataforma de anúncios Google Ads é boa?

De acordo com o que foi analisado até aqui, pode-se presumir que o Google Ads é uma plataforma completa para quem deseja anunciar na internet.

Essa afirmação tem base na quantidade de opções oferecidas tanto em termos de modelos de anúncio como também pelas opções de pagamento.

Como exemplo, temos a possibilidade de criar um banner e publicar na rede Display ,  pagar R$ 10,00 por cada 1000 impressões.

O anunciante estaria pagando apenas R$ 10,00 cara alcançar 1000 pessoas (R$ 0,01 por pessoa).

Além disso podemos exibir o nosso anúncio quando a pessoa estiver pesquisando na internet sobre o nosso produto ou serviço.

Neste caso é possível ofertar por exemplo R$ 2,00 para que o Google exiba o anúncio para essa pessoa.

Considerando que a pessoa está pesquisando (presume-se que já tem o desejo), existe uma chance muito grande de realizar uma compra ou a contratação de um serviço.

Então com base nessas possibilidades citadas acima e também o controle financeiro temos argumentos suficientes para concluir que os anúncios Google são uma ótima opção.

 

Algumas Dicas Valiosas Para Anunciantes Google Inexperientes

Palavras-Chave

Faça um grande esforço para encontrar palavras-chave de fato relevantes para o que você está anunciando.

Para isso a própria plataforma oferece um planejador de palavras-chave, que mostra uma estimativa de quantas pesquisas são realizadas mensalmente sobre determinado assunto.

Com esses dados em mãos é possível definir quais palavras utilizar e até mesmo termos relacionados como complemento.

Veja abaixo uma imagem do planejador de palavras-chave em uso:

Planejador de palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para que o seu anúncio seja ativado e exibido de forma correta.

Como já exemplificamos no decorrer desse post, se você está anunciando monitores para computador então o seu anúncio não deve ser exibido para quem está procurando por televisores.

Além disso você deve criar anúncios que sejam relevantes e atraentes para o seu público.

 

Anúncio Relevante

A pessoa deve ver o seu anúncio e perceber imediatamente que ali está a solução para o que ela está procurando.

Seja essa solução um produto, um serviço ou mesmo algum tipo de curiosidade pela qual a pessoa procura respostas.

 

Página de Destino

A página de destino (Landing Page, site, blog, etc.)  é um ponto muito importante para quem está iniciando.

Pois fazendo uma análise “fria”, o Google tem como função levar a pessoa até a página e caso essa página não seja interessante, todo o trabalho feito no anúncio de nada valerá.

Caso a página que recebe as visitas não seja uma página atraente e otimizada, certamente a pessoa simplesmente fechará a tela e fará uma nova busca.

Quando falamos de páginas otimizadas, significa que entre outras coisas a página deve carregar rapidamente e funcionar tanto em computadores quanto em celulares.

Além disso, as informações devem ser claras e com opções disponíveis para facilitar o uso da página.

Botões como “comprar” ou “cadastrar” devem estar prontamente disponíveis para que tenham um bom índice de conversão.

 

Testes A/B

Por fim uma boa dica para quem está iniciando seria realizar testes A/B.

Neste caso são criadas duas páginas para o mesmo produto, porém com características diferentes como as cores, textos e disposição dos botões por exemplo.

Ao criar anúncios para as duas páginas será possível mensurar qual delas tem o melhor resultado.

Pois acredite, muitas vezes até mesmo as cores são capazes de influenciar em um maior índice de conversão e venda.

 

Então é isso, essas são as características do Google Ads e as principais dicas para você que está iniciando nesse mundo do marketing digital.

Quer aprender como fazer anúncios Google e Facebook Ads na Prática?

Conheça meu curso completo para iniciantes clicando aqui<<

Espero ter ajudado com esse post, um grande abraço!

Wagner Cardoso

Profissional de Tecnologia atuante há mais de 20 anos. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Docência para Ensino Superior.

Um comentário sobre “Google Ads: Ainda Vale a Pena Anunciar no Google?

Deixe um comentário